Classificação Científica
Reino - Animália
Classe - Insecta
Ordem - Humenoptera
Subordem - Apocrita
Super- família - Apoidea
Nome científico - Apis mellifera
Nome comum – Abelha
Aspectos Gerais
Vivendo agrupadas em colônia dentro de colméias, as abelhas são conhecidas mundialmente como um inseto trabalhador e cooperador. Há apenas uma abelha fêmea com os órgãos sexuais completamente formados, essa é chamada de rainha. A abelha rainha tem uma vida útil de cinco anos; é fácil diferenciá-la das outras abelhas, já que o seu abdômen é maior e mais claro do que a das outras. Quando nascem duas abelhas rainhas, em uma única colméia, elas lutam até a morte para ver quem assumirá a exclusiva missão de garantir a reprodução da colônia.
As abelhas podem ser divididas em três categorias: social, solitária e parasita, além é claro, do zangão, cuja principal função é fazer o acasalamento com a rainha e garantir a reprodução das demais abelhas. Os indivíduos adultos se alimentam geralmente de néctar e são os mais importantes agentes de polinização. Ao buscar seu alimento nas flores, levam junto ao corpo o pólen para outras plantas, possibilitando assim a reprodução das mesmas.
Nos favos, mais especificamente nos compartimentos denominados alvéolos, as abelhas passam por todas as fases de seu desenvolvimento, ou seja, ovos, larvas e pupas. Também nos favos estão o pólen e o néctar. Este último é transformado em mel com o auxilio de enzimas salivares das operárias associadas à desidratação.
O veneno da abelha normalmente não é fatal ao homem. O veneno só pode ser fatal se for aplicado em grande quantidade e em pessoas alérgicas. A picada de uma abelha pode ser perigosa para ela também. A abelha quase sempre morre depois de picar um homem ou outro mamífero por causa da perda do seu ferrão.
Por Alê
0 comentários:
Postar um comentário